Blog de João Bosco Tureta


FUTEBOL: QUAIS OS MISTÉRIOS E AS FÓRMULAS DO SUCESSO DE CLAUDIO TENCATI, DO LONDRINA EC E TITE, DO CORINTHIANS, PARA O SUCESSO ?

EM 2 PALAVRAS- por joao bosco tureta

CLAUDIO TENCATI, 6 ANOS NO LONDRINA E MUITAS CONQUISTAS ! QUAL O SEGRÊDO !

Tencati, você pode "bater no peito"e dizer..."sou bão"!

 crédito Roberto Custódio/JL

"Caipira" nascido em Cianorte, nada pejorativo para um "pé vermeio",  uma jovem cidade no norte do Paraná, Claudio Tencati cujo aprendizado não nega ter sido com o competênte Caio Júnior de quem foi assistênte, começou fazendo a base em sua cidade. Quando Caio Jr foi contratado pelo gestor do Yrati, Sérgio Maulcelli, Tencati foi ao seu lado. Em 2011, Malucelli, de têmperamento nada fácil assumiu o futebol caido em Londrina, Tencati foi como sua referência. A cada empate ou derrota ou virada de jogo dos adversários, parte da critica londrinense que sempre foi muito exigênte, caía de páu em cima de Tencati, duvidando de sua capacidade. Mas ele não estava nem aí, executava seu trabalho com a mesma dedicação procurando dar a volta por cima. Ocorre que com um empreendimento como o da SM SPORTS, onde o gestor "méte o dêdo", multa jogador, fala em tirar o time dos jogos da cidade pela falta de público, e sobretudo um empreendimento onde revela, vende ou empresta, Claudio Tencati quase sempre ficava de mãos "abanando". A verdade para que Malucelli saiba, é que o nome LONDRINA é uma coisa...ajustar sua emprêsa em Yrati, Rolândia, Cianorte, Cambé, Sertanópolis, Operário de Ponta Grossa e os Britânia da vida, a divulgação e a sustentação do nome para negociar atletas é outra. Mas enquanto isso, Tencati faz sua "feijoada" às vêzes com "lentilha"!

SUCESSO INQUESTIONÁVEL DE UM TREINADOR

Luizão de cabeça em escanteio de Rafael gava- o grande herói !-Gazeta do Povo.

Não sei e não conheço seus métodos de trabalho, vejo apenas o sucesso. Acredito até que com sua visão e seu ôlho clínico, Tencati está mais para saber escolher os atletas certos para as posições certas do que por estratégia de jogo. E assim, mesmo que Malucelli em plenas competições lhe tire seus mais importântes atletas, como foi o caso de Joel, Tencati vai somando titulos. Como alguns criticos, em meio ao que estou escrevendo, tirando-lhe constantemente jogadores para negociar, Tencati possa ajudar o elenco a ganhar tantos em seis anos ? 2011- Campeão de Acesso. 2013- Campeão do Interior- 2013- Campeão Brasileiro com acesso para a série C- 2014- CAMPEÃO PARANAENSE- 2014 o acesso para a série C- 2015- Campeão de sua chave e primeiro no geral da série B- 2015- Classificado na série C entre os quatro que postulavam uma vaga, nas quartas de final- ao eliminar o Confiança de Sergipe- voltando a Série B, 11 anos após qua queda em 2004. Em 18 rodadas no certame corrido nunca saiu do G4- e somou 34 pontos com 9 vitórias, 7 empates e 2 derrotas. E mais, na semifinal empate em Aracaju em zero a zero- e no estádio Jacy Scaff, perante 29.986 pagantes, 1 a 0 gol de cabeça de Luizão- em um jogo que a "infantilidade"de um veterano, Germano, capitão do time quase leva a equipe a perder a vaga. Parabéns Claudio Tencati. o tempo de permanência de um treinador, mostra como ele pode se impôr, não como faz a maioria dos presidente que demite a cada quatro ou cinco derrotas. Você sabe ser um líder !

E TITE COMO BUSCA O SUCESSO...EM EQUIPE ?

Em meus mais de 60 anos de jornalismo, trabalhei e assisti os treinamentos dos maiores nomes de treinadores, técnicos e preparadores. No Corinthians, em inicio da temporada em 2015,fui "agraciado" com a facilidade de ver como Tite e seus assistêntes preparam o elenco. Eu disse o elenco, e não o time. E tudo me foi facilitado por todos,Edu gaspar, Saulo Magalhães,  pelo próprio treinador, Fabio Carille a quem conhecia quando dirigi o Jacarei EC na segunda divisão paulista, ele e Piter eram do Sertãozinho, o professor Maury e os demais. Ao longo dos anos sempre vi os treinadores...exercitando, palestrando, colocando nos treinos APENAS OS TITULARES, e os reservas "brincando" de "bobinho", áquele toque de bola em que fica no meio para roubar a bola- o mesmo que todo o elenco do Corinthians faz com seus adversários. Na verdade, a base, isso tem que ser dito, foi esquematizado por Mano Menezes...pedindo a contratação de cerca de 30 atletas para a série B. Apenas uns 3 não deram certo. Ao sair para a seleção, veio Argel Fucks que tentou mudar a fórmula, caiu rapidinho. Veio Tite de volta que o " famigerado" Kia havia demitido. Alguns atletas sairam- mas Mauro Aparecido da Silva, o vanbastem corinthiano, acertava como "olheiro"  nas reposições- Tite dá o serviço e ele procura. Tite foi então aperfeiçoando o sistema, corringo, melhorando, e diferentemente dos demais treinadores- ele reúne em um diminuto espaço e improvisa um campo, onde todos tem que chegar para  "matar" os goleiros. O que faz, reúne todos do elenco, titulares e reservas. Quando não sai legal, para as jogadas, faz os reparos e "mostra" com suas proprias qualidades o que deseja. E depois de uns 15 minutos, vai fazendo trocas e assim todos participam. É EXATAMENTE POR ISSO QUE QUANDO ENTRA UM, DOIS OU MAIS NO TIME, ESTÃO PREPARADOS DA MESMA FORMA. Os que chegaram depois, Dracena, Vagner Love tem mais dificuldade um pouco de adaptação...e alguns de "cabeça mais dura". TITE faz exatamente os treinos repetitivos que se faz um basquete, voley, futebol americano e baseball. O time vinha jogando muito, na Libertadores, Paulistão, Copa Brasil e agora no Brasileiro  subindo até um pouco mais. Mas nunca se deve esquecer das três competições passadas. E vale lembrar....Telê Santana e Cilinho, faziam muitos repetições de jogadas, ensinavam mesmo, mas apenas os titulares tomavam parte. Com Tite é diferente...todos participam. É a chave do sucesso de todos em sua equipe.

CORINTHIANS E ATLÉTICO MINEIRO, APENAS DOIS BUSCAM O TITULO

Pela distância nos números e pelo número de rodadas, restam apenas 7, pode-se dizer que apenas Corinthians e Atlético disputam diretamente o título do Brasileiro 2015. E se ambos vencerem  na rodada de número 32- domingo próximo, o Corinthians recebendo o Flamengo na sua Arena e o Atlético recebendo a Ponte Preta, no Indepenência em BH, o titulo pode ser decidico na rodada 33, dia primeiro de novembro em Minas quando o Atletico recebe o Corinthians. Caso não vença..."bábau" ! O CORINTHIANS joga contra o Flamengo (C) Atlético (F) Coritiba (C) São Paulo (C) Sport (F) Avai (C). 7 jogos, 21 pontos a disputar- tem 67 pontos ganhos com 20 vitórias- 57 gols pró e 25 contra- 32 de saldo. O ATLÉTICO joa - Ponte Preta (C) Corinthians (C) Figueirense(F) São Paulo (F) Goiás (C) Grêmio (F) e Chapecoense (C)- 7 jogos- 21 pontos a disputar- 59 pontos ganhos- 18 vitórias- gols pró 54, contra 35- saldo de 19. Portanto, o Corinthians  no momento leva vantagem em todos os itens desempatel. Mas cuidado !

 

Fale conosco

jtureta@comcast.net - jb.tureta@bol.com.br.

##################################################################################################

 



 Escrito por Bosco às 10h34 [] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 


     
     


    Todas as mensagens
    Avaliação




    UOL - O melhor conteúdo
    BOL - E-mail grátis
    Gazeta Esportiva
    RADIO PAIQUERE-LONDRINA-ESPORTE TOTAL
    A ART DE CARLOS TURETA II
    MUSICAS ITALIANAS DE TODOS OS TEMPOS
    twitter mestre_tureta
    Radio BRASIL SUL AM DE LONDRINA
    se ligue nas maravilhas de dado
    Londrina e Paraná em noticias
    Que fim levou?
    Wanderley Nogueira/site oficial
    CINCINNATTI BENGALS NFL
    MAD3D
    LANCE LIVRE-PROF.BYRA BELLO
    MÍDIA ESPORTIVA
    Blog do Flavio Campos-Confira !
    Marco Jacobsen, arte do Cartoom !
    acheiusa-eeuu
    Gazeta Brazilian News
    Acontece-revista Br/usa
    NBA basquete usa
    RECORD EM REVISTA/USA
    Milton Neves/enciclopédia
    Sr. Goool - esportes !
    ESPN/ ESPORTES !
    Corinthians-site ooficial !
    FUTEBOL É ESPORTE COLETIVO !
    CARSUGHI- esportes !
    FUTEBOL-ULISSES CARVALHO
    PET DOS FAMOSOS/NARJARA TURETTA
    O MUNDO ESPORTIVO DE ZÉ LUX BOQUINHA !
     
     

    Dê uma nota para meu blog