Blog de João Bosco Tureta


FUTEBOL HISTÓRIA: WALTER ZUM-ZUM, EU JOAO BOSCO, UM VIOLÃO NA FAVELA DO VERGUEIRO !

EM 2 PALAVRAS- por joao bosco tureta

- NUM BARRACÃO DA FAVELA DO VERGUEIRO ! -

ADONIRAM BARBOSA, OUVINDO-O RECORDEI-ME DE WALTER ZUM-ZUM DO SÃO PAULO FC !

ele era assim mesmo. Ficava o dia inteiro no Bar do Buça na avenida Miruna, ao lado do complexo das emissoras Unidas- TV Record, rádios Panamericana, Record e São Paulo. Fui mesmo um privilegiado. Sempre depois de almoçar na pensão da Mina, passava pelo bar e ali, sentado no meio fio ou em uma mesinha fora do bar, estavam Adoniram Barbosa, Cyro Monteiro e na sobra de uma cadeira eu ali estava, sem saber que aos poucos iria sabendo quem eram aquêles "batureiros" simples, bebendo uma "caninha", ambos, Cyro e Adoniram, com uma caixinha de fósforo para batucar, uma porrada de guardanapos e uma caneta big para escrever. Ali eles relembravam seus sucessos e compunham novos. Cyro, sobrinho do lendário Noel Rosa vinha semanalmente a São Paulo para os musicais do canal 7, e Adoniram, funcionário da emissora.

O DESTINO LEVOU-ME AO JAÇANÃ, O DO TREM DAS ONZE

Anos, muitos anos em São Paulo residindo primeiro na Vila Nova Conceição, nas proximidades da av. Santo Amaro, vim a residir no Tucuruvi, distante apenas uns 2 quilometros da antiga estação de trem do Jaçanã. E foi em uma das minhas viagens pelas cidades da Florida, ouvindo Adoniran cantando suas composições com Djavan, Elis Regina e Jair Rodrigues, com  a musica MULHER, PATRÃO E CACHAÇA, cuja letra de Adoniram diz...NUM BARRACÃO DA FAVELA DO VERGUEIRO, onde se guardava instrumentos, alí, nóis morava em treis.....eu violão da silveira e seu criado- ela cuica de souza- e  o cavaquinho de oliveira penteado....e quem, quem me veio a lembrança !

WALTER ZUM-ZUM, EU, SEU VIOLÃO E A FAVELA DO VERGUEIRO !

Walter era assim mesmo ao lado esquerdo. Simplório, sentava-se no meio fio, humilde ao extremo. Nas fotos aqui reveladas, extraidas do Terceiro Tempo do companheiro Milton Neves, que revela que Walter teve problemas com o alcool. Naquela época, muitos jogadores depois dos treinos e antes das refeições, mandavam uma "branquinha" pro peito. Fiz cobertura do São Paulo muito tempo e ao lado de meu inesquecivel amigo Julio Delbosque, saiamos dos treinos com Terto, Toninho Guerreiro, Muricy, Paraná, Jurandir, Walter, Arlindo e outras figuras que jamais esquecerei, após longos papos com José Poy. Mas volto a falar de Walter.

AO SOM DE UM VIOLÃO, NA FAVELA DO VERGUEIRO

Favela no meu tempo era sinal de gente humilde, mas trabalhadora e inspirava os maiores compositores a comporem maravilhosas letras e musicas. Eu, aos 16 anos, jogando no time da AROL, uma sociedade de comunidade negra de Londrina-PR, batia bem minha bola e em uma das domingueiras dançantes depois dos jogos, fui "paquerado" por uma elegânte mulher de uns 25 anos, que se dizia separada de um magnata paulistano. Sua "tesão", além de mim, residir em uma favela, e eu fui com ela em um sobradinho de madeira em uma favela na Vila Nova, entristecendo muito meus pais....mas durou pouco. Mas volto ao Walter. Ao "descobrir" que aquêle jovem que despontava na ponta direita do São Paulo FC residia em uma favela, ficamos mais ligados e marquei com ele uma primeira visita para gravar em meu programa da Rádio Record. Walter nos anos 60 brilhava no tricolor. Um final de tarde depois de um treino e inicio de noite, lá fui eu para a casa de Walter zum-zum....um barraco no alto da FAVELA DO VERGUEIRO, um local bem central em São Paulo. Sua familia recebeu-me bem, e logo Walter foi buscar seu violão, duas  cadeiras na porta do "barraco"....barraco mesmo... uma cerveja e dois copos. Walter dedilhava bem, cantava com sentimentos seus sambas e alí ficamos um bom tempo. Fizemos uma amizade sincera e pura, e sem ter a obrigação de gravar. voltei ao seu "ninho" mais umas quatro ou cinco vêzes para vê-lo tocar e cantar. Depois ?  quando Walter deixou o São Paulo Fc nunca mais ouvi falar daquele menino pobre, humilde, educado e gentil com quem convivi nos meus tempos de cobertura no São Paulo FC. E ouvindo Adoniran lembrei-me de Walter, busquei informações e fiquei triste por um lado, saber de sua internação por alcoolismo, mas feliz pela noticia de que saiu dessa ! Walter que nasceu em Ponte Nova, Minas, jogou 84 partidas pelo São Paulo com 48 vitorias, 28 empates e 16 derrotas e fez 10 gols. Ele nasceu Walter Anunciação Alves, em 15 de agosto de 1946, 7 anos mens que eu. Zum- zum...porquê era meio zurêta ! Saudades do amigo e seu violão na "favela do vergueiro"!.

fale conosco

jtureta@comcast.net  - jb.tureta@bol.com.br

###################################################################################################

 

 

 

 

 

 



 Escrito por Bosco às 14h13 [] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 


     
     


    Todas as mensagens
    Avaliação




    UOL - O melhor conteúdo
    BOL - E-mail grátis
    Gazeta Esportiva
    RADIO PAIQUERE-LONDRINA-ESPORTE TOTAL
    A ART DE CARLOS TURETA II
    MUSICAS ITALIANAS DE TODOS OS TEMPOS
    twitter mestre_tureta
    Radio BRASIL SUL AM DE LONDRINA
    se ligue nas maravilhas de dado
    Londrina e Paraná em noticias
    Que fim levou?
    Wanderley Nogueira/site oficial
    CINCINNATTI BENGALS NFL
    MAD3D
    LANCE LIVRE-PROF.BYRA BELLO
    MÍDIA ESPORTIVA
    Blog do Flavio Campos-Confira !
    Marco Jacobsen, arte do Cartoom !
    acheiusa-eeuu
    Gazeta Brazilian News
    Acontece-revista Br/usa
    NBA basquete usa
    RECORD EM REVISTA/USA
    Milton Neves/enciclopédia
    Sr. Goool - esportes !
    ESPN/ ESPORTES !
    Corinthians-site ooficial !
    FUTEBOL É ESPORTE COLETIVO !
    CARSUGHI- esportes !
    FUTEBOL-ULISSES CARVALHO
    PET DOS FAMOSOS/NARJARA TURETTA
    O MUNDO ESPORTIVO DE ZÉ LUX BOQUINHA !
     
     

    Dê uma nota para meu blog