Blog de João Bosco Tureta


FUTEBOL: CANHOTEIRO, CITADO PELO VICE DO SÃO PAULO COMO REFERÊNCIA PARA A PERMANÊNCIA DO TÉCNICO OSÓRIO, FOI UM ASTRO DA CONSTELAÇÃO TRICOLOR..MORREU CÊDO, POBRE E ABANDONADO !

EM 2 PALAVRAS- por joao bosco tureta

CANHOTEIRO- UM ÍDOLO DO SÃO PAULO FC E DO BRASIL, CITADO PARA OSÓRIO FICAR !

Canhoteiro, o ídolo maranhense do São Paulo FC.

Andou-se falando que Juan Carlos Osório estaria dispôsto a abandonar o São Paulo FC e se transferir para a Seleção Mexicana. Inventada a notícia. Que eu saiba, até hoje Osório não recebeu nenhum convite, e se recebesse teria ido. Vivo nos Estados Unidos, rodeado de televisões hispanas e mexicanas e jamais os programas esportivos citaram seu nome para o cargo vago. Mas vamos lá- o vice de futebol Ataide Gil Gierreiro  citou a transformação que o húngado Béla Guttmann ( assim se escreve) - nascido em Budapest -Hungria.,  em 1899 e falecido em Vienna- Austria em 1981 teria feito com um jogador que marcou época no futebol e especialmente nlo São Paulo FC, transformando-o em artilheiro. Não Gil, não foi bem assim...em 415 jogos pelo tricolor, anotou sim uma quantia significável de gols, 102- com seu 1.68, 61 quilos e dribles desconsertantes, servindo seus companheiros. Facilidade para driblar e ir à linha de fundo e colocar nos pés ou cabeça dos companheiros. Sérias lesões nos jogos de inauguração do Morumbi o levaram a ser negociado.

VOCÊ CONHECE  COROATÁ/MARANHÃO ? VENHA COMIGO !

Coroatá-MA

A CIDADE ONDE NASCEU O ÍDOLO TRICOLOR !

Coroatá-MA, fica no centro-leste e dista 260 quilometros da linda capital São Luis. É banhada pelo Rio Itapecurú e possue quase dentro da cidade uma bela barragem...onde infelizmente morrem cerca de 230 crianças/ano, de até 14 anos, afogadas. O calor é forte, a barragem é traiçoeira e as crianças inadvertidamente procuram as águas da barragem para se refrescar. A cidade conta com cêrca de 70 mil habitantes. Canhoteiro deve ter começado suas traquinagens por ali.

JOSÉ RIBAMAR DE OLIVEIRA, FALECEU ABANDONADO E POBRE !

Ambos caminham após um jogo no estádio do Pacaembu coma bola a frente! Djalma Santos pela Portuguesa e Canhoteiro, pelo São Paulo FC, quem teria vencido o duélo ? Por certo o público ! Canhoteiro, que nasceu José Ribamar, muito jovem virou caminhoneiro em sua cidade no transporte para a capital. Um bar, um violão e como ninguém é de ferro, uma cerva gelada. Assim êle se acostumou na vida. Das noitadas para a bola e os primeiros malabarismo e logo o São Paulo Fc o contratou para substituir um outro ídolo a parte de 1954- Teixeirinha. Mas seus hábitos e costumes não mudaram em São Paulo, nas folgas, a mesa de um bar, um violão e uma bem gelada ! E assim foi...nos jogos dava conta, empolgava os torcedores de sua equipe e fazia tremer os marcadores e torcedores adversários. Até que, em dos jogos das festividades do Morumbi contra o Corinthians, um choque com Homero contundiu-se. Nunca mais foi o mesmo.

O MÉXICO, OS MARIACHIS, A VOLTA E O TRISTE FIM !

ao lado de outro craque, Dino Sani. Em outubro de 63, Canhoteiro foi negociado com o Guadalajara do México. Futebol e festa ela com ele mesmo. Shows de bola e noitadas com mariachis. Ficou 1 ano e mais 6 meses no Toluca. Voltou, com dinheiro ? não...uma mão na frente e outra atrás, afinal naquêles tempos não se faturava assim. Para sobreviver foi jogar no modesto Toledo do Paraná, depois, Nacional e Saad de São Caetano e o fim em 1967. Jogou 16 vêzes pela seleção, 1 gol, 415 pelo São Paulo, 102 gols...e na convivência com amigos (!), as noitadas e a cerva gelada...pobre, sem amigos para ajudar...foi como iria ocorrer com Tupãzinho e Jorge Mendonça anos depois.Nasceu em 1954 e pouco depois de completar  41 anos, em 16 de agosto de 74, um derrame cerebral o levou, deixando viúva, uma filha...uma mesa de um bar...a cadeira vazia e um violão mudo ! Exatamente como contou Antonio Falcão, na História de Coroatá.

COMPLEXO QUE LEVA SEU NOME...EM ABANDONO !

Canhoteiro merecia coisa melhor ! O deputado Afonso Manoel (PSB) fez um projeto dando o nome de José Ribamar Oliveira (Canhoteiro), ao complexo esportivo do Estádio Gov. João Castelo- no bairo do Outeiro da Cruz. A intençao era boa...mas o complexo andou um tanto abandonado..piscinas com água suja, mato em volta...pista de atletismo abandonada e o ginásio esquecido, como um dia esqueceram de cuidar da saúde de Canhoteiro e Deus o levou.

Fale conosco

jtureta@comcast.net - jb.tureta@bol.com.br

###################################################################################################

 

 

 



 Escrito por Bosco às 16h30 [] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 


     
     


    Todas as mensagens
    Avaliação




    UOL - O melhor conteúdo
    BOL - E-mail grátis
    Gazeta Esportiva
    RADIO PAIQUERE-LONDRINA-ESPORTE TOTAL
    A ART DE CARLOS TURETA II
    MUSICAS ITALIANAS DE TODOS OS TEMPOS
    twitter mestre_tureta
    Radio BRASIL SUL AM DE LONDRINA
    se ligue nas maravilhas de dado
    Londrina e Paraná em noticias
    Que fim levou?
    Wanderley Nogueira/site oficial
    CINCINNATTI BENGALS NFL
    MAD3D
    LANCE LIVRE-PROF.BYRA BELLO
    MÍDIA ESPORTIVA
    Blog do Flavio Campos-Confira !
    Marco Jacobsen, arte do Cartoom !
    acheiusa-eeuu
    Gazeta Brazilian News
    Acontece-revista Br/usa
    NBA basquete usa
    RECORD EM REVISTA/USA
    Milton Neves/enciclopédia
    Sr. Goool - esportes !
    ESPN/ ESPORTES !
    Corinthians-site ooficial !
    FUTEBOL É ESPORTE COLETIVO !
    CARSUGHI- esportes !
    FUTEBOL-ULISSES CARVALHO
    PET DOS FAMOSOS/NARJARA TURETTA
    O MUNDO ESPORTIVO DE ZÉ LUX BOQUINHA !
     
     

    Dê uma nota para meu blog